Um pouco sobre Historia da Arte


Introdução a História da Arte




A arte sempre esteve presente em nossas vidas e é utilizada desde os primórdios, cumprindo as mais diversificadas funções. Mas o que é a Arte?

Essa é uma pergunta bem complicada de definir uma resposta, pois  a arte ela é divergente, contraditória, além de frequentemente se pretenderem exclusivas, propondo-se como solução única.

É possível dizer que, arte são manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é administrativo.

O que podemos dizer também é que a arte não é só desenho, não é só alegria, não é só agradável, não é só bonita, não é só realista, não é apenas imagem e não esta somente em galerias. Arte não é só para quem gosta, mas para causar uma reação em todas as pessoas de todas as idades.

A arte tem sido definida de diferentes formas, sendo dque nenhuma delas chegou a esgotar seu conteúdo ou significado.

Alguns artistas tentaram definir um conceito para arte, conheça alguns:


“Será arte tudo o que eu disser que é arte” (Marcel Duchamp)



“A arte é uma mentira que nos permite dizer a verdade” (Pablo Picasso)

“A arte não reproduz o visível, torna visível” (Paul Klee)

“A beleza Aparece na vida, porém na arte é imortal” ( Leonardo da Vinci)


Portanto podemos ficar tranquilos, pois se não conseguimos saber realmente o que é Arte, pelo menos conseguimos saber quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas.

Pré-História

Aprenda a tocar violão em 30 dias!

Pré-História é o período localizado entre o aparecimento do homem e o aparecimento da escrita. Foi um dos períodos mais fascinantes de nossa historia. Antropólogos e historiadores reconstituíram a cultura do homem primitivo a partir de objetos e de pinturas encontradas no interior de cavernas, em diversas partes do mundo.
A pintura foi largamente empregada como forma de comunicação e sua principal característica é o naturalismo. O artista pintava os seres da maneira como os via, de uma determinada perspectiva, retratando a natureza segundo seu ponto de vista.
A escultura era modelada em argila, pedra, osso e madeira.
A duração da pré-história foi muito longa, cerca de 50.000 a.C a 10.000 a.C.
No começo houve a arte das cavernas, ou arte rupestre, criada pelas marcas do homem pré-histórico. Apesar de ter milhares de anos os desenhos estão bem conservados, muitas vezes dentro de uma montanha ou subsolo, a salvo de ser apagados pelas intempéries. Imagine homens das cavernas, à luz tremula e fraca do fogo, usando gravetos queimados ou sujeira misturada a um pouco de água para criar belas pinturas.
Os pintores da idade da pedra fabricavam, eles mesmos as suas próprias cores e materiais, usando da terra ao sangue, óxido minerais, sumos de frutos ou flores, que transformavam em vermelho, castanho, amarelo ou preto.
Bisontes, touros, cavalos, antílopes aparecem correndo, perseguidos por silhuetas de homens. Pensariam eles que essas cenas de captura facilitariam a vida do caçador.

Arte rupestre européia




A impressionante arte das cavernas de Lascaux, na França, é conhecida como “Capela Sistina Pré-Histórica”. As cavernas foram descobertas em 1940 por quatro adolescentes, que estariam procurando seu cachorro, robô.

Arte rupestre africana


As paredes das cavernas do deserto da Líbia, na África, são cobertas de Pinturas de girafas e animais que pastam. Essas pinturas sugerem que em 12.000 a.C., quando foram feiras, o deserto do Saara, hoje árido, era uma paisagem exuberante, cheia de arvores. Hoje, os únicos animais que vivem no Saara são camelos, cobras e pequenos mamíferos.

Arte rupestre americana


Estas pinturas, que estão em Newspaper Rock, no estado americano de Utah, foram criadas pelos índios antes de 150 a.C. Em vez de Pintar a pedra, o que levaria as marcas a se apagar aos poucos, as pessoas rapavam a superfície oleosa para revelar o arenito mais claro por baixo, obtendo uma imagem duradoura, chamada petróglifo.

Por: Crislaine Ferreira de Oliveira.

Bibliografia:

E.H.Gombrich, A História da Arte.
Arte Para as Crianças. Publifolha.
P. Graça. Historia da Arte.

0 comentários:

Postar um comentário