Arte Grega e Arte Romana


Arte Grega


Os Gregos não se submeteram as imposições postas pelos sacerdotes e reis autoritários. Sua arte valorizava as ações humanas e tinham o homem como a criatura mais importante do universo. O conhecimento através da razão sempre esteve acima da fé em divindades.


A arte grega entrou em contato com a arte egípcia e oriental, inicialmente eles imitaram os egípcios, mas logo criaram sua própria arquitetura, escultura e pintura. Suas criações causaram ao mesmo tempo espanto e admiração.


São características da arquitetura grega as ordens: Coríntia, era pouco usado na arquitetura mais se caracterizava pela grande quantidade de detalhes, ordem Dórica, eram simples e maciços, os fustes eram grossos e os captéis eram simples, e a ordem Jônica que apresentava mais leveza e eram mais ornamentados, os fustes eram mais delgados e os capteis eram enfeitados.


Na pintura grega destaca-se a pintura em cerâmica, que além de servir para rituais religiosos, eram usadas para guardar água, vinho, azeite e mantimentos. Na pintura eram representadas pessoas em cenas diárias e cenas da mitologia grega.



A escultura grega também apresenta traços bem característicos como, o crescente naturalismo, pois buscavam chegar o mais próximo do real em suas obras. Os temas mais usados nas suas obras foram à religiosidade, crença em deuses, cenas cotidianas mitos e atividades esportivas.







Arte Romana

A arte romana destaca-se no séc. VIII a.C  ao IV d.C, e teve uma forte influência da cultura Grega e da arte etrusca. Uma das influências etrusca na arte romana foi o uso do arco e da abóboda.


O destaque da arte romana é a arquitetura, suas edificações eram grandiosas, e eles se preocupavam com o caráter funcional e pratico de sua arquitetura.


E a pintura romana mistura realismo e imaginação, as quais preenchiam as obras arquitetônicas.




Na escultura, faziam representações de pessoas muitas vezes com características fúnebres e não um ideal de beleza como faziam os gregos. Sua escultura centrava-se em aspectos psicológicos, dando evidencia ao caráter, a honra e a Glória.


Por: Crislaine Ferreira de Oliveira. 

Bibliografia:


P.Graça, História da Arte.

E.H.Gombrich, A Historia da Arte.



Curso de Teclado 100% Gospel


0 comentários:

Postar um comentário